“Nino, o Italianinho”: O Bexiga serviu de cenário para a trama escrita por Walther Negrão no final da década de 60. A novela contava a história de Nino, um imigrante italiano interpretado pelo ator Juca de Oliveira. Dono de um açougue no bairro paulista, o rapaz era era apaixonado por sua vizinha que, por sua vez, estava interesada em um rico empresário. Rude e de bom coração, Nino transformou Oliveira no galã numero 1 da televisão. A trama, exibida pela TV Tupi, foi a primeira telenovela brasileira a ter um texto exportado.
Nino, o Italianinho é uma telenovela brasileira, produzida pela TV Tupi e apresentada de maio de 1969 a julho de 1970, às 19h. Foi escrita por Geraldo Vietri e Walter Negrão e dirigida por Geraldo Vietri.
Sinopse
Nino é um imigrante italiano que tem um açougue no bairro do Bexiga, em São Paulo. É um rapaz alegre, rude e de bom coração, e que é apaixonado por sua vizinha Natália, que por sua vez está interessada pelo rico Renato. Bianca é uma jovem meiga e tímida, que tem um defeito numa perna, e que é apaixonada por Nino. Em torno desses personagens acontecem todas as histórias da trama.
Elenco
- Juca de Oliveira .... Nino
- Aracy Balabanian .... Bianca
- Bibi Vogel .... Natália
- Wilson Fragoso .... Renato
- Myrian Muniz .... dona Santa
- Dina Lisboa .... dona Virgínia
- Elizabeth Hartmann .... Cláudia
- Elias Gleizer .... Donato
- Etty Fraser .... Adelaide
- Dirce Migliaccio .... dona Nena
- Lúcia Mello .... Leonor
- Marcos Plonka .... Max
- Marisa Sanchez .... Júlia
- Paulo Figueiredo .... Vitor
- Dênis Carvalho .... Julinho
- Tony Ramos .... Rubinho
- Ana Rosa .... Valéria
- Annamaria Dias .... Elza
- Marina Freire .... Luiza
- Chico Martins
- Guy Loup .... Norminha
- Curiosidades
- Nino, o italianinho foi um sucesso e tornou Juca de Oliveira o galã "número um" da televisão.
- Foi a telenovela de estréia da atriz Bibi Vogel.
- A personagem "dona Santa", uma das mais fortes da telenovela, foi baseada na avó do autor Geraldo Vietri.
- A telenovela foi uma representante do neo-realismo na televisão, criando tipos marcantes e apresentando a mocinha como a anti-estrela.
- Nino, o italianinho foi a primeira telenovela brasileira a ter seu texto exportado. Foi co-produzida por Argentina e Peru, uma versão de grande sucesso em todo o continente latino-americano, com o título Nino, las cosas simples de la vida, ou simplesmente Nino, na Argentina.
- Na série cômica Sai de Baixo, Miguel Falabella brincava de improviso com Aracy Balabanian, citando sua atuação em Nino, o Italianinho e dizendo: "Ela mancava!".
Nenhum comentário:
Postar um comentário