quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Viagem no Tempo(Tv Tupi-Carioca)

TABA TUPI BATE TAMBOR




 61 anos da televisão carioca, inaugurada em 20 de janeiro de 1951, veja a seguir algumas fotos:


Lídia Mattos e Maninha de Castro: duas estrelas da era da garota-propaganda
A trajetória de 29 anos da Tupi (1951-1980) ,no começo a propaganda naTv era
ao vivo e feita pelas estrelas da casa.

Theresa Amayo no Teatrinho Trol-(programa infantil da Tupi dos anos 50 e 60)

A emissora associada Tv Tupi foi  fundada pelo empresário Assis Chateaubriand, um dos homens mais influentes e polêmicos do século 20, que com sua audácia fincou a bandeira da comunicação através de uma cadeia de jornais e rádios, e mais audaciosamente ainda, a implantação da televisão no Brasil(isso em São Paulo em 1950(Na marra) e um ano  depois(1951) no Rio com a Tupi canal 6.  Os bravos pioneiros comandados por Chatô, aprenderam fazendo e vice-versa. Criaram a televisão artesanal, espontânea e criativa, tudo ao vivo e em preto e branco, até a chegada do vídeo tape e em seguida da cor.
 Os Diários Associados ganharam na Justiça em 1998 ação indenizatória contra o Governo Federal, e terão de ser indenizados pela intervenção que resultou na perda de 5 dos 7 canais das Emissoras Associadas, que não enfrentavam dificuldades financeiras na época. Somente a TV Tupi de São Paulo e a TV Tupi do Rio estavam com salários atrasados. No caso do canal 6 carioca, boa parte de suas contas eram pagas pela Super Rádio Tupi do Rio, uma vez que a rádio e a TV faziam parte da mesma razão social (S/A Rádio Tupi). Na época, a lei previa que o governo federal teria de nomear um interventor para assumir a administração das empresas em dificuldades, afastando com isso os seus controladores, que a levaram a crise que estavam enfrentado, e somente em caso de falência, que não houve, é que caberia a decisão que foi tomada, o que não era o caso de TV Tupi de São Paulo, e nem da TV Tupi do Rio, pois seus patrimônios, imóveis, equipamentos, instalações, etc., cobriam as dívidas existentes.

 

A Televisão no Brasil
Foi fundada em 18 de setembro de 1950 por Assis Chateaubriand, sendo a única emissora de televisão em todo o Brasil até o início de 1951, quando foi inaugurada a TV Tupi Rio, outra emissora própria dos Diários Associados. O monopólio como única emissora de São Paulo foi quebrado em 1952 com a inauguração da TV Paulista, canal 5 VHF. A Tupi SP operou no canal 3 até 1960 passando a operar no canal 4 até seu fechamento, em 18 de julho de 1980, quando a Tupi SP e mais 5 concessões da Rede Tupi foram cassadas.
Desde 1981, um pouco mais de um ano do fechamento da Rede Tupi, o empresário Sílvio Santos adquiriu a concessão pelo Governo Federal, daí o canal 4 de São Paulo passou a ser SBT São Paulo, geradora do Sistema Brasileiro de Televisão. O prédio construído por Assis no alto do Sumaré, hoje se instala a MTV Brasil, sob domínio do Grupo Abril nos anos 90.

Um comentário:

  1. a tv Tupi faz muita falta,deveria voltar de repente os associados criem coragem e traga a Tupi novamente!!!!!

    ResponderExcluir